Decisão e Indecisão são constantes em qualquer área. Entre elas tudo acontece, ou nada…!

Entre interesses pessoais e profissionais venha a indecisão e escolha!

Decisão e indecisão são inegavelmente constantes nas nossas vidas, mais numas vidas que noutras, mais nuns indivíduos que noutros. Muitas são as ocasiões onde a indecisão pode surgir, na área pessoal e na área profissional, ainda mais, quando há choque de interesses entre ambas.

O choque de interesses pode dividir um individuo, sem aparente saída ou conforto no imediato. Sensação de divisão, curta ou prolongada, apenas suplantada pela decisão, fazendo esta o “corte” definitivo na divisão.

Indecisão e decisão, um par aplaudido por uns, assobiado por outros

Os mais cautelosos, perfecionistas, precavidos, analíticos e afins aplaudem! Os mais entusiastas despachados, ambiciosos, poderosos e afins assobiam!

Mas a decisão e a indecisão têm de andar necessariamente sempre a par? Ou dependerá da situação, do perfil de personalidade de quem decide, da sua formação ou experiência de vida? No momento em que se tomam decisões importantes ou “difíceis” tudo conta, mas, para uns conta mais que para outros.

Causas e duração

Quando a indecisão surge, a princípio, pode estar-nos a sugerir que é preciso mudar algo, que não estamos a conseguir ver ou que não estamos a querer ver. Pode então daqui resultar a decisão? Sim, a decisão de fazer diferente, diferente do habitual, mas, enquanto isso, é preciso em primeiro lugar ter consciência, em segundo lugar pensar diferente.

Uma indecisão pode ocorrer por muito tempo ou demasiado tempo, mediante a situação em causa, pode durar horas ou anos, por várias razões ou emoções:

  • Tem dificuldade em entender ou aceitar a vontade de tomar a decisão
  • Sente medo de errar ou perder
  • Falta-lhe o controle de toda a situação
  • Tem mais dúvidas que certezas
  • Receia as consequências de tudo o que está implicado
  • Assusta-o a opinião dos outros

Em suma, não está preparado ou pensa que não está preparado! Adivinhei!? Ai o pensamento! Sempre o pensamento para baralhar tudo. Mas, o facto é que podemos ter mais do que um pensar e em simultâneo! Sabia!?

Vantagens e Desvantagens

Tudo tem a sua vantagem, até a indecisão! Em primeiro lugar faz-nos parar, em segundo faz-nos pensar. Posteriormente, se nos demoramos na indecisão é que podem vir consequências.

Vantagens:

  • Evita a precipitação ou a impulsividade
  • Dá tempo ao pensamento e à reflexão
  • Cria debate prós e contras até uma conclusão racional ou emocional

Desvantagens:

  • Angústia, tristeza, melancolia…
  • Perda de atenção, foco, concentração… noutros assuntos
  • Estagnação

Acredita que com o tempo tudo se decide?

Essa coisa de que com o tempo tudo se decide pode-se tornar num grande engano. O tempo faz uma parte, posteriormente fazemos nós. O tempo pode facultar-nos dados imprescindíveis a partir do exterior, como repostas dentro de nós, mas, por outro lado, pode levar-nos a perder força ou energia se não tomarmos uma atitude, uma decisão, uma ação.

  1. Revê-se em algum dos casos e quer ter outro pensar?
  2. Pensa mas não faz?
  3. Faz mas não lhe corre bem!?
  4. Então, fale comigo! Aqui!

Porque A Vida é só Uma, Decidir é Tudo.

Clique AQUI e obtenha gratuitamente o E-BOOK “3 Atitudes Essenciais para a Tomada de Decisão”.

Obrigada e até breve!

Emília Teixeira – Eneacoach de Liderança de Vida

Originalmente publicado em www.emiliateixeira.pt