Mil e uma razões para nunca chegar o momento certo

Então! Decidir ou não decidir? E quando?

  • Quantas vezes se pensa em decidir? Tomar uma determinada decisão que não se toma?
  • Quantas vezes se pensa que agora é que é, e não é!?
  • Quanto tempo é possível aguentar sabendo o que se tem a fazer e não se faz?

Seja num projecto, num negócio, numa relação…mil e uma razões, situações e circunstâncias vão servindo de justificação, porque se pensa que um dia é que vai ser e deixamos estar ou andar porque há sempre que fazer! Ocuparmo-nos, distraírmo-nos ou desabafarmos, por exemplo, ajuda a obviar alguma culpa que surja mas a pressão é imune a tudo.

Chega uma altura que os meses começam a parecer dias e os dias a parecer segundos, e de repente a vida acaba e não se fez o que se devia…STOP! Chegou O MOMENTO!!

 

A consciência 

Há fases da vida em que surgem desafios mais exigentes, comprometendo o equilíbrio entre a esfera profissional e pessoal, sendo quase determinante criar prioridades temporárias com ajustes à semana, ao dia ou à hora. Para tudo isto é necessária uma consciência muito elástica porque o tempo, não o é!!! Sim, todos os métodos e “apps” são infrutíferas se não usarmos a consciência de forma atenta.

Uma forma excelente de desenvolver a consciência para decidir é conhecendo o nosso tipo de personalidade a fundo, pois permite-nos compreender tanto o que temos de bom, como de menos bom, especialmente, porque o menos bom pode comprometer o bom, sem se dar por isso. Conforme o tipo de personalidade podem surgir tendencialmente situações como inflexibilidade, teimosia, impaciência, instabilidade, distanciamento, ansiedade, dispersão ou procrastinação, etc…

Na minha opinião todas as situações tem um ponto em comum: o medo.

Se o saber é a chave de tudo, o medo é a ranhura por onde passam todas as  aprendizagens, das falhas aos sucessos.

 

O momento certo 

O meu trabalho como Eneacoach passa também pela minha experiência como profissional, pessoa e humana, permitindo-me identificar os desafios dos outros com um sentido profundo mas também prático e imediato na direcção de resultados.

O momento certo para decidir é aquele em que se toma a decisão.

Precisa de ajuda?! Fale comigo! Aqui!

 

Obrigada e até breve!

Emília Teixeira – Eneacoach e Mentora

Originalmente publicado em www.emiliateixeira.pt