A ambição dá ou tira prazer à vida?
Era muito jovem quando ouvi pela primeira vez a frase, “Não basta só viver, é preciso saber viver”. Na altura quem a disse, foi uma mulher empresária, que faleceu no passado ano com cem anos, uma mulher discreta na sua presença mas estrondosa na sua postura. Uma mulher de ambição que vingou numa época adversa com uma história de vida cheia de desafios, aos quais poucos sobreviveriam. Um ser humano com muito impacto de quem se gostava ou se odiava. A frase deixou-me pensativa no momento e atenta para sempre e o seu exemplo veio a comprovar. Não havia horas para trabalhar e nem horas para comer mas pelo meio estava sempre o prazer de viver. Uma mulher onde tudo coabitou de forma implacável e ao mesmo tempo íntegra, o sofrimento, a superação, o sucesso e o prazer da vida.
Entre o lado profissional e o lado pessoal
Da mesma forma que no passado se trabalhava muito também se vivia muito mais e estava tudo aparentemente mais separado, hoje está tudo evidentemente mais misturado, entre o lado profissional e o lado pessoal, sem autêntica satisfação pelo meio. Ou seja, misturam-se preocupações pessoais com obrigações profissionais, responsabilidades profissionais com distracções pessoais. Misturam-se relações profissionais com relações pessoais, descanso com trabalho, férias com chamadas do gabinete ou da empresa, depois dorme-se às horas que se devia estar acordado e está-se acordado às horas que se devia estar a dormir.
Então agora os super-heróis somos nós!? SOMOS SUPER…!
- ambiciosos
- amantes
- perfeitos
- controladores
- poderosos
- entusiastas
- competentes
- maravilhas
- …
Sim, porque não vá surgir algum sentimento de culpa, de incapacidade ou de não se ser suficientemente bom e perde-se o lugar, ou não se chega sequer a ganhá-lo.
Conclusão
Em algum momento ou em determinadas fases da vida temos de ser super-heróis, sim, sem que se perca pelo caminho o compromisso com o interesse humano.
Acredito que tudo é possível com consciência dos factos, das escolhas e das decisões para uma boa qualidade de vida com prazer.
A Vida é Uma, Liderá-la é Tudo.
Obrigada e até breve!
Emília Teixeira – Eneacoach e Mentora
Originalmente publicado em www.emiliateixeira.pt










Deixe um comentário